Olá!
Eu criei este blog para trocar ideias e dividir uma grande paixão. Gastronomia. Em especial, doces. Desde criança eu sempre gostei de cozinhar, e as sobremesas sempre foram o meu 'carro chefe', e está nos meus sonhos planos fazer um curso de Patisserie (confeitaria francesa, voltada para bolos e docinhos 'finos', por assim dizer). Pensei em iniciar as postagens falando sobre algumas coisas que não podem faltar na cozinha de quem gosta de cozinhar. Algumas podem parecer exagero, como o termômetro, mas elas garantem o sucesso da receita. Vamos lá?
Medidor graduado:
Preferencialmente feito de vidro, para poder levar ao micro-ondas com segurança, essas canecas são uma mão na roda para aquele que (como eu) são meio ruins de 'olhômetro'. Existem no mercado em várias marcas e tamanhos, sendo que algumas mostram também medidas para farinha e outros ingredientes em pó. Mas se tiver as graduações em mililitros e xícara, já está ótimo.
E, como complemento, colheres medidoras também podem ajudar bastante a obter maior precisão. Basta nivelar o que está sendo medido, sem deixar 'morrinhos' de pó e nem apertar o conteúdo na colher (a não ser que a receita solicite, como costuma ser o caso do açúcar mascavo) .
Fouet (ou batedor):
Parecidos com as pás de batedeiras, os fouets são usados para misturar ingredientes ao mesmo tempo que oxigenam a massa, o que é muito importante em algumas receitas. Também auxiliam a evitar e desfazer grumos na massa e misturar os ingredientes com maior rapidez. São encontrados em metal ou nylon, em vários tamanhos.
Espátulas:
Servem para transferir a mistura de um recipiente para o outro. Eu conheci as espátulas pelo simpático nome de 'pão-duro'. Não sei quem inventou esse apelido, mas é assim que a minha mãe chama. Eu considero melhores as que tem as bordas finas e flexíveis, que literalmente não deixam sobrar nada nas tigelas, como a terceira da foto. Também existem vários tamanhos, e eu gosto de ter pelo menos duas sempre à mão: a média, de uso geral, e uma pequena, que funciona super bem em latas leite condensado (eu amaldiçoo diariamente a Nestlé por ter 'acinturado' a lata de Leite Moça. Só serve para desperdiçar o produto). As grandes são boas para quem trabalha com grandes quantidades, o que não é o meu caso, então nem tenho uma.
Pincel Culinário:
De cerdas naturais, sintéticas ou silicone, são usados para ajudar a untar fôrmas e alguns toques, como pincelar manteiga ou gema sobre o que está prestes a ser levado ao forno. Parece pouca coisa, mas vale a pena ter um em casa.
Nota: não seja besta como eu utilize pincéis sintéticos em superfícies aquecidas, pois não são nada resistentes. Para este fim, os de silicone são melhores.
Panela de fundo triplo:
Eis um detalhe que faz a diferença: A espessura do fundo da panela. Você pode optar por inox ou cobertura antiaderente, mas observe se a panela é leve ou pesada. Se for relativamente leve, é provável que seja de alumínio e tenha o fundo simples, o que eu particularmente não gosto porque, primeiramente, alumínio pode desprender partículas tóxicas, e, em segundo lugar, porque distribui mal o calor, queimando fácil o que estiver sendo cozido. As panelas de fundo triplo distribuem melhor o calor, possibilitando um cozimento uniforme, o que é muito desejável para cremes densos e doces, que queimam e caramelizam fácil.
 |
| Essa panela é uma das que eu utilizo. O cabo longo ajuda bastante para cozinhar doces, que ficam MUITO quentes. |
Peneiras:
Independente de serem de metal ou nylon, tenha sempre uma peneira fina e uma média na cozinha. As finas servirão para coar sucos e gemas, enquanto as médias podem ser usadas para peneirar os ingredientes em pó, o que ajuda a evitar grumos.
Papel manteiga:
Ok, agora começa a parte mais 'fresca' da história. Mas acreditem, papel manteiga é um curinga. Pode ser usado para forrar assadeiras de cookies, ajudando a fazer quase nada de sujeira; evitam que doces mais delicados, como suspiros e macarons, grudem na assadeira e quebrem para ser retirados, e ajudam os bolos a crescer melhor (explicarei melhor em outro post). Vende em qualquer supermercado e é barato, vale a pena.
Termômetro culinário:
Este é especial para chocólatras. Explico: chocolate de boa qualidade é um terror para trabalhar, por causa do 'choque térmico' (falarei mais sobre isso em outro post). Outras receitas também exigem temperaturas mais exatas, coisa que é praticamente impossível precisar. Se você comprar um termômetro que abranja uma escala ampla, de quebra ainda pode verificar a temperatura de um bom vinho ;)
Balança Culinária:
É o meu xodó. Admito que o meu olhômetro é uma desgraça, nunca consegui medir 'punhados' adequados porque minhas mãos têm o tamanho de mão de criança e tenho pânico de encontrar os termos 'o quanto baste' em receitas. Fora o fato de que elas garantem a precisão das medidas, o que aumenta as chances de sucesso da receita. Vale o investimento, e eu recomendo as digitais.
Espero que esse nosso primeiro encontro tenha sido proveitoso! Se alguém tiver alguma sugestão para integrar essa lista, por favor, compartilhe!
Nota: todas as fotos foram retiradas do google imagens, sem marcas d´agua ou copyrights,