quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cookies - os pioneiros


Esta foi a primeira receita de cookie que eu fiz, começando a inventar coisas que não fossem bolos comuns na cozinha. Na primeira vez, seguindo à risca a receita do site tudogostoso, achei a receita muito engordurada, a manteiga chegava a dissociar em grande quantidade da massa dentro do forno. Adaptei a receita original, e a quantidade de chocolate (além das medidas originais, que são meio exageradas a não ser que tenha pelo menos seis pessoas para comer - e bem. Qualquer coisa, dobre a receita). É sucesso garantido! Tenho várias outras receitas, postarei em outras ocasiões.


Ingredientes:
  • Duas xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá rasa de fermento químico 
  • 100 gr de manteiga ou margarina derretida
  • Uma xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar branco
  • Uma colher de sopa de essência de baunilha
  • Um ovo inteiro
  • Uma gema
  • 100 gr de chocolate (pode ser ao leite, amargo ou branco, como preferir, em gotas ou picado)
  • 1/2 xícara de aveia em flocos grossos
Como fazer:
  • Em uma tigela grande, misture bem os dois açúcares, o ovo, a gema e a baunilha;
  • Derreta a manteiga e adicione à mistura;
  • Peneire a farinha, o fermento e sal sobre essa mistura e mexa bem (não precisa ser em batedeira);
  • Junte o chocolate e a aveia;
  • Deixe a massa na geladeira por no mínimo três horas, podendo ser da noite para o dia seguinte;
  • Preaqueça o forno a 180- 190°;
  • Utilize uma assadeira com laterais baixas. Se for de boa qualidade, não é necessário untar;
  • Estando a massa bem gelada, modele bolas e dê uma leve achatada, dispondo os cookies a aproximadamente dois dedos de distância;
  • Asse os cookies por cerca de 15 minutos. Ao retirar do forno, eles ainda parecerão moles, mas endurecerão quando esfriarem;
  • Quando estiverem mornos, transfira-os para terminar de esfriar em uma grade;
  • O ponto ideal é crocante por fora e macio por dentro.

Dicas:

  • Se utilizar chocolate amargo (ou até algumas marcas de meio amargo), a receita fica isenta de lactose.
  • Você pode substituir parte da farinha branca por integral, em até 50%. Fica mais saudável. Também pode aumentar a proporção de aveia, usando uma xícara de aveia e 1 e 1/2 xícara de farinha.
  • Para evitar que o cookie grude na assadeira, forre-a com papel manteiga. Ajuda a absorver a gordura que vai desprender, facilita para desenformar e para a limpeza.
  • Se for usar chocolate em gotas, procure os de boa qualidade, evitando as embalagens que dizem 'confeito sabor chocolate', que tende a ficar duro.
  • Se você estiver com pressa, divida a massa em duas partes e coloque no freezer por 45 minutos a uma hora. O resultado é o mesmo.
  • Se quiser, separe um pouco do chocolate para decorar os cookies.
  • Guarde os cookies em um pote hermeticamente tampado. Devem durar uns três dias (não sei dizer ao certo, porque nunca sobrou nenhum além do dia seguinte).
Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário