terça-feira, 16 de outubro de 2012

Amor e ódio a manteiga

Olá!

Como vocês perceberão nas minhas receitas, tenho uma relação de amor e ódio com manteiga: amo porque o aroma é maravilhoso e dá um toque sem igual a doces. Não costumo usar margarina e evito ao máximo gordura vegetal. Mas, em excesso, enseba a receita. deixa pesado e com uma textura que me desagrada (e mais calórico do que deveria, diga-se de passagem).

Eu percebo que a maioria das receitas, especialmente de cupcakes, tão na moda agora, estão com quantidades abissais de gordura. De verdade. Vejo, muitas vezes, proporções iguais de gordura e farinha. Podem dar o argumento que for para isso, mas eu me recuso a fazer, pelo simples motivo que já testei várias receitas, e tenho dois resultados para mostrar:

foto ao estilo shameonyou, blogueira!
Este foi o primeiro cupcake que eu fiz, seguindo a receita à risca. Massa de baunilha e ganache de chocolate ao leite. As forminha encharcaram de gordura, a massa ficou pesada e meio sem gosto. O ganache foi o que salvou o sabor geral do doce, porque a aparência....
Já nesta receita eu já estava aprendendo a fracionar a quantidade de gordura, Aí já nota-se que as forminhas permaneceram opacas, mas a receita ainda não estava em ponto ideal.








Por fim, convenci-me que 25 a 30% do peso da farinha em gordura é o suficiente, e, das receitas que encontro, eu removo de 25 a 50% da gordura solicitada, já chegando ao ponto de usar 30% da medida original. Tenho conseguido assim cupcakes fofos, macios e de boa textura, sem ensopar forminhas ou ver o fundo do doce pingando óleo.



Portanto, já fica a dica: se não fui eu que criei a receita, eu 'enxuguei'. Mas sinta-se à vontade para descobrir as suas medidas ideias ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário